Nossa história e onde estamos.

A Prelazia de Pinheiro foi criada a 22/07/1939 pela Bula “Ad Maius Christifidelium” do papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e da então Prelazia de São José do Grajaú (hoje Diocese de Grajaú). Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus.

A 07/12/1979 pela Bula “Cum Praelatura” do papa João Paulo II, foi elevada a Diocese. O primeiro Administrador Apostólico foi Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta (1940-1944); segundo Administrador apostólico Dom José Maria Lemercier (1944-1946); terceiro Administrador Apostólico e primeiro Bispo Prelado Dom Alfonso Maria Ungarelli, M.S.C. (1948-1975); segundo Bispo Prelado Dom Carmelo Cassati, M.S.C. (1975-1979); terceiro Bispo Prelado.

Atualmente a  Cúria Diocesana está localizada à  Av. Pres. Eurico Dutra, 386 A, Centro, Pinheiro - Maranhão, 65200-000, MA, sob o cnpj  06.201.917/0001-30,   Telefone. (98) 3381-1278

DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO BRASÃO DA DIOCESE DE PINHEIRO

O escudo é heraldicamente descrito assim Terciado tendo como centro um M prata. Sob o titulo de Nossa Senhora do Sagrado Coração, esta Diocese foi confiada à poderosa proteção da Virgem. Demonstra o grande desvelo da Santíssima Virgem sobre toda a Diocese.

No primeiro campo, em ouro, significa a caridade com que a Diocese serve ao projeto de Deus: o Sagrado Coração de Jesus, recordando os primeiros Missionários do Sagrado Coração que, por primeiro, evangelizaram a Diocese: e a Santíssima Eucaristia, fonte e ápice da vida da Igreja. No segundo campo, em azul, o símbolo da congregação dos Jesuítas em forma de sol, lembrando Santo Inácio de Loyola, titular da Catedral Diocesana, juntamente com a palmeira do babaçu e os campos verdes, típicos da Sede Diocesana e de outras cidades da Igreja Particular de Pinheiro. No terceiro campo, em faixas azuis onduladas e divididas por filetes de prata com alguns peixes. O azul, usado como fundo para o peixe, quer representar a água, fonte de vida, uma vez que em toda esta Circunscrição Eclesiástica há rios, mares ou praias. O peixe, símbolo de muitas cidades da Diocese, também representa as primeiras Comunidades Cristās que, para identificar a própria religião, utilizavam o símbolo do peixe. Os filetes que separam os rios são de prata, pois a prata é o metal que se usa na heráldica para indicar amizade, justiça, pureza, equidade.

Ao centro e sobre o escudo, a Mitra, símbolo do poder espiritual e da dignidade episcopal, forrada de vermelho e dourado. Do interior da Mitra descem duas infulas. Por trás do escudo, uma Cruz processional, e o Báculo com cordeiro, em alusão ao utilizado por Dom Ungarelli, primeiro Bispo, significando a missão de conduzir todo o rebanho a Cristo Salvador. Ambos, dourados, se cruzam formando um "X".

Sob o escudo, um listel de ouro com a inscrição: DIOCESE DE PINHEIRO, ladeado pelos anos 1939 (ano de criação da prelazia) e 1979 (ano de criação da Diocese).

Arte gráfica do Brasão: Vinicios Serrão.

Idealizadores Pe. Anderson Pereiro. Arthur Aurélio: Carlos Fernando B.

Diocese de Pinheiro - Avenida Presidente Dutra, 386 A- CEP:65200-000

Pinheiro - MA - Brasil